Manietar o valente

depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento. (2 Samuel 23:11,12)


O texto em destaque nos remete a Samá um valente que não aceitou o ataque do inimigo, ele se posicionou e se pós a batalhar. 
Muitos dos valentes de CRISTO, ao contrario de Samá, fogem. Não possuem a coragem para manietar o valente. Existe momentos que devemos ser mais valentes do que o valente.
Levante-se e se posicione como Samá defenda com todas as suas forças aquilo que lhe foi dado no reino espiritual. (recebemos dons, promessas, família, amizades, trabalho, etc) 
Nós não estamos em uma colônia de férias, estamos num campo de batalha. O nosso inimigo é forte e valente sim! A bíblia nos alerta:
"...não ignoremos os seus ardís." (2 Co. 2:11)
A nossa luta é contra Satanás!

Para vencê-lo devemos nos conhecer. Fechar as brechas, isto é andar em aliança e santidade. Como cristãos temos uma identidade e uma paternidade. Somos filhos! Esse direito foi nos outorgado pelo sangue de JESUS na cruz. Temos acesso ao PAI! Podemos com ousadia entrar diante do trono da graça e clamar: ABA PAI!!! (Hb. 4:16; 10:19-23) 
No entanto quando abrimos as brechas, elas nos são impeditivas para entrar nos Santos dos Santos e expulsar o valente.

Quais são algumas das brechas? 

O pecado é tudo que nos separa de DEUS, não pense que alcançaremos alguma coisa de DEUS se ainda acalentamos algum pecado de estimação. Não devemos produzir frutos da carne. "porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne..." (Gálatas 5:17)  e ainda "o Espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt. 10:26b)  vence aquele que nos alimentarmos melhor.
Lembre-se: JESUS se fez trevas para que fossemos Luz do mundo. 

A falta de perdão é um sentimento que o diabo faz questão que alimentemos, pois ele sabe que as nossas orações não serão atendidas. 

Pense: não perdoamos porque somos bonzinhos, mas porque somos inteligentes. 
Jesus ao nos ensinar a orar pediu "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; (Mateus 6:12). Só receberemos o perdão de Cristo quando perdoarmos. Perdão não é sentimento é decisão.
Decida hoje liberar aqueles que te deixaram preso. Declare: Sou livre!!!

A falta de amor -  o amor não é interesseiro, ele é a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca. (Rm 5:5, 1 Co. 13) De nada adianta se não tivermos amor! O valente não sairá.  Posso ter muitos dons, mas se não tiver amor de nada vale. Tudo vai passar mas o amor não acabará. Jesus é o próprio amor. A base de todo o evangelho é o amor!
Se não temos conseguido ter o amor de JESUS devemos buscar  intensamente o caminho mais excelente, pois o Caminho nos mostrou o caminho. AME!
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Marcos 12:30,31). 

Uma pergunta não quer calar: Queremos mesmo vencer o diabo? Então amemos, perdoemos e nos santifiquemos!

Depois de fecharmos as brechas iremos conhecer algumas armas que nos foram dadas por Cristo para vencermos. Armas essas que usadas de forma correta irá manietar o valente! Se nós soubéssemos ou tivéssemos o deslumbre de quem somos no reino espiritual não aceitaríamos a afronta e nem as mentiras de satanás.


Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não manietar o valente; e, então, roubará sua casa. (Marcos 3:13)

Nessa parábola Jesus usa figuras de linguagem para que somente os seus guerreiros entendessem. O valente aqui mencionado é o diabo. A casa corresponde o mundo ou o coração das pessoas que estão no mundo. Os bens do valente se refere a tudo aquilo que está sob o domínio do inimigo, seja lugares, ou principalmente, pessoas. Antes de roubar esses bens do valente, ele precisa ser manietado isto é, subjugado, dominado e amarrado.

O diabo não faz questão que acreditemos em suas mentiras. Mas o que ele quer mesmo é que duvidemos da verdade de DEUS! 

E uma das verdades de DEUS é "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tg. 4:7). Então se sujeite a verdade da palavra e faça toda a vontade de DEUS, ele terá que fugir! 

A nossa luta não é contra a carne e o sangue (não é contra o meu irmão que estou lutando) o valente se posiciona contra os santos nos lugares celestiais (Efésios 6:12). Esses lugares são onde os remidos se encontram para adorar o cordeiro de DEUS, a IGREJA. O seu plano é SEMEAR contenda, gerando amargura, falta de perdão e inimizade, para que finalmente amor se esfrie. Que o diabo não encontre brechas em nossas vida. Vigiemos e mantenhamos o foco em Cristo e levantemos as nossas armas para neutralizar o valente. E A MAIOR DELAS É O AMOR!



O diabo por não conhecer este sentimento já perdeu essa guerra.

Conheçamos algumas armas nos dada para manietar o valente: "armas espirituais poderosas dadas por DEUS para destruição dos planos de Satanás." ( 2 Co. 10:3-5).

Fé em Cristo - O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. ( 1 Jo. 5:4)

Oração e jejum - Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: "Por que não conseguimos expulsá-lo? "
Ele respondeu: "Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.
Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum". (Mateus 17:19-21)

A palavra de DEUS - Samá lutou tanto que suas mãos se cravaram à espada. Imaginemos lutar sozinho contra uma multidão. Uma coisa sabemos o Senhor honrou Samá e efetuou um grande livramento.
A espada, a palavra de DEUS deve estar cravada em nossas mãos e corações. "Tomai... a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;" (Efésios 6:17b)

Por isso seja um obreiro aprovado que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da VERDADE. ( 2 Timóteo 2:15)







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benoni ou Benjamim?

O rosto desvendado