Por que sofremos?

Você já se fez essa pergunta?

Eu inúmeras vezes me peguei perguntando para DEUS: “Por que SENHOR?” Por mais que tenhamos aprendido a nunca dizer o “por quê?”

Naqueles momentos lá estou eu novamente “por que Senhor?”.  

O sofrimento foi um dos motivos que me levou a meditar sobre ele, alias se não tivesse passado por essa estrada chamada “sofrimento” eu não teria nada pra falar para você. Sabe o que percebi? Ele é muito importante!

Agora eu sei o que Tiago quis dizer: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. Tiago 1:2-3

Como entender, alegria em meio ao sofrimento?

Sim, isso mesmo, alegria. O sofrimento para DEUS tem vários objetivos na vida de um servo, mas dois deles eu quero meditar com você.

Antes precisamos traçar alguns parâmetros:

  •   O fato de você servir a DEUS não é uma garantia que lhe ausenta de sofrimentos.
  •   Todos sofrem, até os descrentes.


Porém o sofrimento para o servo do Senhor tem como objetivo:

1.    LEVÁ-LO PARA MAIS PERTO DE DEUS.

O sofrimento tem poder de levar-nos pertinho de DEUS, foram nos momentos de dores intensas que mais DEUS se revelou a mim. Paulo estava tão habilitado por DEUS que ele declarou:

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Nos momentos de grande sofrimento reconheça que DEUS PAI é quem nos capacita a passar por TUDO. Ele nos habilitará a passar por situações que jamais pensaríamos fossemos capazes de passar!

JESUS CRISTO nos concedeu um consolador que é um ajudador, o Espírito Santo! Ele é a força capacitadora, Ele é também o único que pode nos revelar os segredos maravilhosos do PAI, segredos esses que são capazes de nos alegrar nas tribulações de tal forma que a tristeza soltará de alegria.

Nos momentos de fragilidades emocionais tome cuidado com o que você ouve, o diabo vai fazer de tudo para tentar colocar em xeque a sua identidade e o amor de Deus por você.
Deus não é aquele “Ser Grande” que segura à lupa contra o sol para queimar a formiguinha. Não! Ele é o PAI que usa o sofrimento a fim de revelar aos seus filhos a grandiosidade da sua Fidelidade e a Imensidão do seu Amor!!!

LEMBRE-SE: VOCÊ É FILHO DE DEUS!!!

Um dos versículos que mais fortaleceu minha identidade nesses momentos:

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." (Romanos 8:15,16)

Nós não crescemos sem o sofrimento, o sofrimento é necessário para o ser humano. O propósito dele é a habilitação nosso caráter, criando em nós um coração quebrantado capaz de se colocar no lugar do outro, que tenha plena consciência de sua fragilidade e principalmente a certeza total de sua dependência de DEUS!

Foi nos momentos como estes, sozinha com DEUS que me maravilhei, pois percebi que as minhas palavras se transformaram em orações, os meus questionamentos se desfizeram como um castelo de areias a beira do mar, diante magnitude da sabedoria do PAI que se importa, e as minhas súplicas sem que eu mesmo percebesse se tornaram num cântico novo de adoração, foi na recamara da intimidade com meu Rei que as todas minhas forças se refizeram.


2     PARA GLORIFICAÇÃO DO NOME DO SENHOR

Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
 (Romanos 8:28)

Conhecemos essa palavra de cor e salteado, porém não mergulhamos no entendimento do que ela realmente representa para os servos de DEUS!

Quando somos verdadeiramente fieis, isto é, a minha vida é pautada na palavra de Deus, as minhas decisões estão de acordo com a plena vontade de Deus, posso ter a certeza que por mais terríveis que sejam as dificuldades, frustrações, bizarrices, a história de um fiel quem escreve é o Autor de Milagres.

Assim como os heróis da Fé foram provados em seus limites e coroados com vitórias advindas de sua perseverança e experimentado naturalmente o sobrenatural de DEUS.

LEMBRE-SE: Lá no Éden o diabo não pegou Deus de surpresa, alias o plano da salvação já tinha sido traçado.


TODAS AS COISAS sem exceção irão glorificar o Nome do nosso SENHOR, por isso o peso da glória de DEUS que será derramada sobre as nossas vidas, quando finalmente a justiça do SENHOR brilhar como o sol do meio dia, dissipará toda a escuridão e fará com que todas as incertezas se transformem em maior conhecimento do seu caráter divino, gerando assim em nós plena convicção da nossa identidade de Filho!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manietar o valente

Benoni ou Benjamim?

O rosto desvendado